Parceira: Agência Parceira RGB Comunicação

31/08/2017

Eles estão em 41% das casas que têm cães; pesquisa ouviu 7.084 pessoas

Da redação, com informações Instituto QualiBest

Foto: Silvia Faller/Ong Clube dos Vira-Latas

Os vira-latas são os cães mais presentes nos lares dos brasileiros. Eles estão em 41% das casas das pessoas que têm cães no País. Em seguida, vêm o Poodle, com 11%, o Pinscher, com 7%, o Labrador, com 5%, e o Pitbull e o Lhasa Apso, com 3% cada.

Os dados são do Instituto QualiBest, da capital paulista, que revelou também que 65% do total de residências brasileiras têm pelo menos um pet. Desses, 79% tem cães, 39% gatos, 19% aves e 10% peixes. Foram ouvidos 7.084 homens e mulheres com 18 anos ou mais, de todas as classes sociais e regiões do território nacional. A confiança do levantamento é de 95%.

A pesquisa ainda apontou que cerca de 33% dos vira-latas existentes no País estão abandonados nas ruas. Quando ganham um lar, sua frequência maior é entre as classes C e D. Já os Lhasa Apsos são os que mais viajam com seus donos (26%) e os que mais dormem com eles na cama (52%).

Alimentação

Do total de cães apurado na pesquisa, 12% comem os mesmos alimentos preparados para os donos da cana, 32% ração comum e 38% ração específica para seus portes. Em média, eles recebem comida três vezes ao dia.

Oito em cada dez cães não apresentam nenhum problema de saúde. Quando apresentam, os mais comuns são dermatite, catarata, sobrepeso e otite.

Confira outras curiosidades da pesquisa: 

  • 56% dos entrevistados levam seus cães para vacinar de uma a duas vezes ao ano;
  • 58% levam para banho de uma a duas vezes ao mês;
  • 34% levam para tosa uma vez ao mês e 44% compram produtos de higiene uma vez ao mês;
  • Donos de pets que “sentem falta de algum produto ou serviço no mercado” alcançam 61%. As reclamações mais comuns são: falta de alimentos isentos de conservantes, corantes, sabores artificiais e subprodutos; inovação em produtos e serviços; falta de soluções em diversão e relaxamento; e aplicativos específicos para pets;
  • 30% dos cães brasileiros têm porte pequeno (5 a 10 kg);
  • 93% dos Labradores são criados em casa (apenas 2% em apartamento);
  • 62% dos Pitbulls são machos;
  • 37% dos donos de Lhasa Apsos afirmam comemorar sempre o aniversário do cão;
  • 34% dos donos de Poodle ganharam o pet de alguém.