Parceira: Agência Parceira RGB Comunicação

07/03/2018

A alimentação à base de vegetais tem excelente assimilação e alta digestibilidade

É comum que pessoas vegetarianas ou veganas queiram estender sua alimentação aos animais de companhia. Mas mesmo o universo pet acumulando números expressivos, com mais de R$ 20 bilhões de faturamento no Brasil, o país oferece raras opções de alimentos vegetarianos ou veganos.

É preciso ressaltar que o mais importante na alimentação, seja humana ou animal, não é o item em si, mas os seus nutrientes. As necessidades nutricionais de cães e gatos podem ser atendidas plenamente com uma dieta especial sem carnes e equilibrada.

A alimentação à base de vegetais tem excelente assimilação e alto grau de digestibilidade. É indicada para todos os portes de cães e gatos. Diante desse fato, faz sentido a introdução de alimentos que sejam 100% formulados com ingredientes  vegetais na dieta regular dos pets, desde que respeitem as necessidades nutricionais e tragam em sua composição os aminoácidos, vitaminas e fontes de energia adequados.

Países desenvolvidos, como Itália e Inglaterra, são mercados com profundo entendimento de fórmulas das rações e que, se estudados, possibilitam criar no Brasil um produto que tenha formulações técnicas, certificados e controles de qualidade rigorosos, além de tecnologia com um preço compatível ao mercado nacional.

Mas por que ainda há tanto burburinho com a alimentação vegetal? As proteínas de origem vegetal são questionadas devido à falta de alguns aminoácidos essenciais que são fornecidos em dietas com carnes. Sendo assim, numa ração vegetal, são adicionados fontes de aminoácidos essenciais que complementam a dieta vegetariana, equilibrando o fornecimento destes nutrientes.

A escolha da alimentação depende dos ingredientes que ela traz, composições com arroz, milho, levedura, farinha de linhaça, beterraba e a associação com ômegas (3 e 6), pré e probióticos, que melhoram o funcionamento da flora intestinal, aminoácidos e vitaminas garantem uma alimentação completa e saudável para o pet.

 

Henderson Paschoal

Zootecnista

 

*Artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessarianemte, a opinião da Planeta Pet